quinta-feira, 28 de março de 2013

POSTAGEM 1 PARA I, J, K

EXERCÍCIOS DE REVISÃO


Tópicos abordados: equação de primeiro grau, lei angular de Tales, teorema de Pitágoras, razões trigonométricas, equação de primeiro grau.

terça-feira, 26 de março de 2013

CONSTRUINDO RAPIDAMENTE GRÁFICOS DE FUNÇÃO DE PRIMEIRO GRAU

CONVERSA 24

Se você se treme de medo (ou de raiva) quando tem que fazer ou ler um gráfico, essa é uma postagem que você tem que ler.
Vamos conversar sobre como construir o gráfico de uma função de primeiro grau; ao fim da leitura e com um pouco de treino, você será capaz de construir, ler e entender um gráfico de função de primeiro grau, o que vai facilitar na construção dos gráficos de outras funções.

Vamos começar?

terça-feira, 19 de março de 2013

REGRA DE TRÊS

CONVERSA 23


Podemos chamar de regra de três os problemas nos quais aparecem duas ou mais grandezas, que guardam entre si relações de proporção direta ou inversa.

Ficou difícil de entender?
Então vamos conversar sobre isso com mais calma, até você entender tudo que precisa.

GRANDEZAS PROPORCIONAIS

CONVERSA 22

Podemos afirmar que duas grandezas são proporcionais sempre que a variação no valor de uma delas traz como consequência uma variação no valor da outra.

A variação na segunda grandeza pode ocorrer de modo direto ou de modo inverso.

segunda-feira, 18 de março de 2013

RAZÃO E PROPORÇÃO

CONVERSA 21

Razão é uma comparação entre dois valores ou duas grandezas.

Essa comparação é feita por meio de uma divisão. Assim, uma razão é escrita de um modo que você entenderia como uma fração.

domingo, 3 de março de 2013

CALCULANDO ÁREA DE TERRENOS IRREGULARES

CONVERSA 20.

Dia desses um amigo de longa data sobe no facebook com o seguinte problema:


Como saber a área de um terreno quadrangular de dimensões a, b, c e d (todas diferentes entre si), sendo que nenhum desses lados é paralelo a qualquer outro e não há ângulos retos? (na verdade, só sabíamos que não havia ângulos retos, mas não sabíamos a medida de nenhum dos quatro ângulos).