sábado, 26 de agosto de 2023
domingo, 23 de julho de 2023
quinta-feira, 20 de julho de 2023
segunda-feira, 29 de maio de 2023
domingo, 12 de março de 2023
domingo, 26 de fevereiro de 2023
terça-feira, 21 de fevereiro de 2023
segunda-feira, 23 de janeiro de 2023
5 Dicas pra formar um grupo de estudos inesquecível
Uma boa equipe faz diferença
As dicas abaixo são baseadas em minha experiência pessoal e opiniões e podem ser muito diferentes das suas; caso perceba coisas que podem ser melhoradas, fique à vontade para opinar nos comentários.
1. O que é uma equipe de estudos ou um grupo de estudos?
Duas ou mais pessoas que se reúnem regularmente para revisar conteúdos, resolver exercícios e realizar demais atividades escolares (mesmo as que não são caracterizadas como atividades em grupo).
2. Qual a melhor quantidade de pessoas para uma equipe de estudos?
Acredito que não deva passar de seis pessoas; no entanto, se houver muita motivação, pode chegar a doze, mas somente em casos muito extremos, como uma preparação para exames vestibulares ou concursos. É importante, no entanto, que a equipe tenha um núcleo duro, formado por duas ou três pessoas que vão motivar continuamente os demais, por palavras e pelo exemplo.
3. Quais características devem ser buscadas nos participantes da equipe de estudos?
a) Um objetivo comum: aumentar as notas, passar no terceiro bimestre (ou no segundo, se a média for 5), passar no vestibular ou ENEM, passar num concursos publico.
b) Motivação similar: todos os membros devem ter quase o mesmo nível de motivação; se você perceber que alguém não parece muito ligado os objetivos ou não parece ter muita força de vontade pra lutar pelo que deseja, melhor não convidar para o grupo.
c) Devem ter “especialidades” diferentes: se todos forem bons em matemática e ruins em geografia, os estudos em geografia não vão avançar; por isso, é importante buscar “especialistas”, colegas de equipe que sejam bons em diferentes disciplinas; por exemplo, uma equipe pode ter um componente muito bom em matemática, dois bons em química, um bom em física, um bom em biologia, e um ou dois muito bons em língua portuguesa. Com isso as demais disciplinas não serão um problema. Será desastroso se todos forem bons em língua portuguesa mas muito ruins em matemática, por exemplo. O grupo vai empacar em matemática, física e química.
d) Todos os componentes devem ter a habilidade de estudar sozinhos, de modo a não depender da equipe para tudo; essa autonomia vai permitir um crescimento extraordinário da equipe.
4. Qual a regularidade das reuniões da equipe?
a) Vai depender do nível de estudos (fundamental, médio, superior) e das demais atividades de cada componente.
b) O ideal é que as reuniões ocorram em dias específicos, determinados pelo núcleo duro da equipe e em comum acordo com a maioria dos membros convidados. Podem também ocorrer diariamente, como um espaço oferecido, mas que certamente não vai poder contar com todos os componentes.
c) A equipe também pode estabelecer uma estrutura própria, com previsão de disciplinas que serão estudadas. Por exemplo, se for um grupo de estudos para vestibular e as disciplinas atendidas forem matemática, física, química, biologia e língua portuguesa, e a equipe se reúne aos domingos, terças e quintas, o domingo pode ser o dia de estudar matemática e biologia, na terça o grupo estuda química e língua portuguesa, e na quinta serão estudadas física e biologia.
d) A depender dos dias escolhidos para as reuniões, a duração pode variar, indo de uma hora e meia a oito horas (como em domingos e feriados).
e) Obviamente, o teor das reuniões pode ser alterado em função de um teste ou atividade extra exigida pela escola.
5. Se possível, pode-se estabelecer uma identificação para a equipe, com o uso de um nome, para criar um senso de pertencimento e enraizar boas memórias. Pode ser um excelente fator motivacional, pois as pessoas gostam de “pertencer”, de “fazer parte”.
Diversas variações podem ser feitas; pessoas podem entrar e sair do grupo durante sua existência, que geralmente é de um a três anos, a depender do objetivo. No entanto, boas recordações ficarão e certamente os laços de amizade vão se fortalecer.
Acima de tudo, a alegria maior vai ser ver todos os componentes do grupo alcançado seus objetivos: aprovação, melhora de notas, melhora de desempenho, sucesso profissional e financeiro, dentre outros.
Se todos tiverem bastante motivação e foco, vai ser um experiencia inesquecível; você vai ver que uma boa equipe faz muita diferença.