Nesta postagem, farei uma breve reflexão a respeito da utilização do método do cancelamento e do método do "joga-joga", ambos para resolução de equações de primeiro grau; apresento algumas vantagens do método do cancelamento e trago alguns links para enriquecer o texto.
Uma
das muitas dificuldades encontradas pelos alunos ao fim do ensino
fundamental e no decorrer do ensino médio é a resolução de
equações de primeiro grau. É um tema recorrente, não apenas nos
diversos tópicos de matemática, mas também em matérias como
ciências, geografia, física e química. Devido a essa dificuldade,
questões aparentemente simples acabam se tornando verdadeiros
pesadelos.
Os
livros didáticos apresentam o método do cancelamento para a resolução de equações
de primeiro grau, método esse muitas vezes menosprezado pelos
alunos, por acreditarem que o “joga-joga” é mais eficiente,
sendo este último o ensinado por parentes e amigos como um artifício
bem mais simples para chegar à solução.
Mesmo
que os adeptos do método “joga-joga” não saibam (ou não tenham
a capacidade de perceber), esse procedimento tem uma dependência
enorme da regrade sinais; e esse é outro “tendão de Aquiles” para os
alunos a partir do sétimo ano.
As
regras aparentemente mais simples do “joga-joga” são:
1.
Se um número tem um sinal de um lado da igualdade, quando ele passa
para o outro lado, ele muda de sinal (essa regra leva ao erro no
sinal quando um número que estava multiplicando de um lado tem que
passar dividindo, que é a regra seguinte).
2.
Se um número está multiplicando, ele passa para o outro lado da
igualdade dividindo (mas, como não se fala nada sobre o sinal desse
número, os alunos são levados a pensar que o sinal precisa mudar, o
que leva a um erro).
Por
outro lado, a técnica do cancelamento, acompanhada da divisão
simples, permite a resolução da equação de primeiro grau sem erro
algum, especialmente no que diz respeito aos sinais.
As
regras do processo de cancelamento são basicamente:
1.
Para cancelar um número que está somando ou subtraindo, acrescente
seu oposto aos dois lados da igualdade.
2.
Para deixar a letra sozinha, divida o número que multiplica a letra
por ele mesmo.
Podemos
comparar a resolução de uma equação de primeiro grau usando os
dois métodos, exemplificando o erro que pode ocorrer ao usar o
método “joga-joga”.
Método “joga-joga”
|
Método cancelamento
|
- 6x + 6 = - 12
- 6x = - 12 – 6 [jogou o +6 como -6]
- 6x = - 18
x = - 18/(+6) [erro! Aqui o aluno pode concluir
que o -6 deve mudar para +6]
x = - 3 [resposta errada]
|
- 6x + 6 = - 12
- 6x + 6 – 6 = - 12 – 6 [acrescentado o –
6 aos dois lados da igualdade e cancelando]
- 6x = - 18
- 6x/(-6) = - 18/(-6) [dividindo ambos os lados
pelo número que acompanha o x]
x = + 3 [resposta correta]
|
Obviamente,
mesmo sem ter consciência do que estão fazendo, muitos alunos podem
ser bons no “joga-joga”, pois conseguem acertar mesmo sem
refletir no porque de cada procedimento.
Por
outro lado, a segurança e exatidão do método do cancelamento são
suficientes para garantir o sucesso de quem tirar um tempo para
entender a sua lógica; mesmo alguns passos podem ser pulados, feitos
“de cabeça”, permitindo maior economia na escrita.
Além
disso, quem usa o método do cancelamento percebe rapidamente que o
“joga-joga” é apenas uma cópia mal feita.
Importante
lembrar que você é livre para usar o método que desejar, desde que
você consiga acertar a conta; no entanto, a resolução consciente e
segura é sempre o melhor caminho para quem quer acertar com a
certeza de que sabe o que está fazendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário