Aprenda a ler e escrever usando numeração romana.
Na postagem de hoje, um vídeo curto e logo abaixo o texto na íntegra.
Bons estudos.
Sistema
de Numeração Romano
Prof.
Osvanildo Alves
A
numeração romana é utilizada em
Marcadores
de relógios;
Numeração
dos volumes de coleções de livros;
Indicação
de ruas com nomes de reis e papas;
Numeração
de capítulos e datas antigas;
Nomes
de reis e papas.
Símbolos
utilizados
Importante
saber
A
letra M repete-se até três vezes, então para exprimir 4.000,
5.000, 6.000 (e assim por diante), usa-se um traço horizontal acima
de IV, V, VI (e assim por diante).
Usamos
dois traços horizontais em cima para representar os milhões.
I,
X, C, M (1, 10, 100 e 1.000) repetem até três vezes.
V,
L, D (5, 50 e 500) aparecem só uma vez.
Formando
números
Os
símbolos I, X, C, M podem ser repetidos até três vezes.
Os
iguais vão somando valores.
I,
II (2), III (3) – (apenas)
X,
XX (20), XXX (30) – (apenas)
C,
CC (200), CCC (300) – (apenas)
M,
MM (2.000), MMM (3.000) – (apenas)
Formando
números
Se
o maior estiver à esquerda (antes), vamos somar os valores.
VI
– 6
XII
– 12
LXXX
– 80
MCC
– 1200
MMMDLXXV
– 3.575
Formando
números
Se
o maior estiver à direita (depois) vamos subtrair os valores.
Neste
caso, o menor não se repete.
IV
– 4
IX
– 9
XL
– 40
XC
– 90
CD
– 400
CM
– 900
Importante
saber
Neste
caso em que o menor está escrito antes, e no qual fazemos a
subtração, cuidado com I, X e C:
I
só é escrito antes de V ou de X
Portanto,
49 é XLIX e não IL
X
só é escrito antes de L ou de C
Portanto,
990 é CMXC e não XM
C
só é escrito antes de D ou M
Perceba
que
Se
um “pequeno” estiver escrito entre dois “grandes”, ele sempre
será “atraído” pelo que estiver à direita.
Por
isso, XIX é 19 (10 + 9) e não 21 (10 + 1 + 10)
Por
isso, CMXC é 990 (CM [900] + XC [90]) e não 1.010 (CM [900] + X
[10] + C [100])
Por
isso, CXL é 140 e não 160.
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Bons
estudos; não desista.
Material
consultado
Vontade
de saber matemática, 6º ano/Joamir Roberto de Souza, Patrícia
Rosana Moreno Pataro – 3. ed. - São Paulo: FTD, 2015
Tabuada
Pereira.
Projeto
Teláris: matemática: ensino fundamental 2/Luiz Roberto Dante – 2.
ed. - São Paulo: Ática 2015.
Elaborado
em março de 2017.
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