quinta-feira, 23 de março de 2017

Sistema de Numeração Romano

Aprenda a ler e escrever usando numeração romana.
Na postagem de hoje, um vídeo curto e logo abaixo o texto na íntegra.
Bons estudos.




Sistema de Numeração Romano

Prof. Osvanildo Alves
A numeração romana é utilizada em
Marcadores de relógios;
Numeração dos volumes de coleções de livros;
Indicação de ruas com nomes de reis e papas;
Numeração de capítulos e datas antigas;
Nomes de reis e papas.
Símbolos utilizados
Importante saber
A letra M repete-se até três vezes, então para exprimir 4.000, 5.000, 6.000 (e assim por diante), usa-se um traço horizontal acima de IV, V, VI (e assim por diante).
Usamos dois traços horizontais em cima para representar os milhões.
I, X, C, M (1, 10, 100 e 1.000) repetem até três vezes.
V, L, D (5, 50 e 500) aparecem só uma vez.
Formando números
Os símbolos I, X, C, M podem ser repetidos até três vezes.
Os iguais vão somando valores.
I, II (2), III (3) – (apenas)
X, XX (20), XXX (30) – (apenas)
C, CC (200), CCC (300) – (apenas)
M, MM (2.000), MMM (3.000) – (apenas)
Formando números
Se o maior estiver à esquerda (antes), vamos somar os valores.
VI – 6
XII – 12
LXXX – 80
MCC – 1200
MMMDLXXV – 3.575
Formando números
Se o maior estiver à direita (depois) vamos subtrair os valores.
Neste caso, o menor não se repete.
IV – 4
IX – 9
XL – 40
XC – 90
CD – 400
CM – 900
Importante saber
Neste caso em que o menor está escrito antes, e no qual fazemos a subtração, cuidado com I, X e C:
I só é escrito antes de V ou de X
Portanto, 49 é XLIX e não IL
X só é escrito antes de L ou de C
Portanto, 990 é CMXC e não XM
C só é escrito antes de D ou M
Perceba que
Se um “pequeno” estiver escrito entre dois “grandes”, ele sempre será “atraído” pelo que estiver à direita.
Por isso, XIX é 19 (10 + 9) e não 21 (10 + 1 + 10)
Por isso, CMXC é 990 (CM [900] + XC [90]) e não 1.010 (CM [900] + X [10] + C [100])
Por isso, CXL é 140 e não 160.
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Bons estudos; não desista.
Material consultado
Vontade de saber matemática, 6º ano/Joamir Roberto de Souza, Patrícia Rosana Moreno Pataro – 3. ed. - São Paulo: FTD, 2015
Tabuada Pereira.
Projeto Teláris: matemática: ensino fundamental 2/Luiz Roberto Dante – 2. ed. - São Paulo: Ática 2015.

Elaborado em março de 2017.





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