CONVERSA 1
Se
você é daqueles que se confunde todo com aquelas regrinhas de “mais
com menos” e etc, e ja perdeu um monte de pontos em provas por
causa dos “benditos” sinais, esse texto vai ser muito útil.
A
abordagem aqui será um pouco diferente das que você está
acostumado, então leia e releia com paciência. Queremos que você
entenda o porquê das regras, ao invés de apenas repeti-las como um
papagaio (nada contra os papagaios).
Está
preparado? Vamos começar!
Nunca
esqueça das seguintes ideias:
- Nas operações de adição e subtração (contas de “mais” e contas de “menos”), entenda sempre o sinal POSITIVO (+) como sendo um GANHO, um ACRÉSCIMO, um TrôCO, e o sinal NEGATIVO (-) como sendo uma PERDA, um DECRÉSCIMO, uma DÍVIDA.
- É mais simples somar ganhos e depois somar as dívidas, pra só depois comparar ganhos e dívidas.
Não
entendeu? Vamos ver um exemplo bem simples; leia com calma e quantas
vezes forem necessárias.
Você
se depara com uma questão assim, num livro de matemática:
Resolva
(olha a criatividade do poema...):
-3+4-5+7-8+9-10+6-2+11
= ?
A
sugestão clássica é que você junte todos os negativos e depois
todos os positivos e escreva o seguinte:
-3-5-8-10-2+4+7+9+11
= ?
O
que está escondido nesse procedimento? Ora, a ideia simples de que
você deve juntar todas as suas dívidas (os números negativos) e
depois todos os seus ganhos (os positivos).
Tente,
e veja que você pode fazer essa conta de cabeça, sem precisar
escrever tanta coisa. Como assim? Eu explico.
Se,
ao ler “-3+4-5+7-8+9-10+6-2+11 = ?” você começar logo a pensar:
“devia 3, depois 5, depois 8, depois 10, depois 2... quer dizer, já
devo 28!”; então é só escrever “-28”.
Agora,
pense assim: “tenho 4, ganhei 7, ganhei 9, ganhei 6, ganhei 11...
quer dizer, tenho 37!”; então é so escrever “+37”.
Por
fim, no seu caderno de respostas, a questão acabaria sendo escrita
assim, se você fizer uma parte do trabalho “de cabeça”:
-3+4-5+7-8+9-10+6-2+11
= ?
=
-28+37 = ?
Sem
perceber, você acabou utilizando a regra básica pra ADIÇÃO e
SUBTRAÇÃO com SINAIS IGUAIS, que é a seguinte:
“na
adição e subtração com sinais iguais, basta somar os valores e
conservar o sinal COMUM”.
Ela
se torna óbiva se você entender que vai juntar todas as dívidas (e
fatalmente vai ter uma dívida maior, portanto o número continua com
o sinal negativo), assim como vai juntar todos os ganhos (e terá um
ganho maior ainda, portanto o número continua com o sinal positivo).
Correndo
o risco de parecer grosseiro (como se eu me importasse...), se a
operação que você estiver fazendo for do tipo dívida e dívida
(“menos com menos”) não tem como isso dar um ganho (me refiro, é
claro, a nosso contexto de adição/subtração).
Para
terminar essa primeira parte, vamos retornar a nossa continha:
-28+37
= ?
Se
você parar um pouco pra pensar no significado dos símbolos, pode
chegar a seguinte ideia: “estou devendo 27 e pago com 38;
continuarei devendo ou terei um troco?”
Não
precisa ser um gênio das finanças pra perceber que você vai ter
troco (e se é troco, é claro que é um ganho, portanto a conta vai
ter resultado positivo).
Sendo
assim:
-28+37
= +9
E
você, a essa altura do campeonato, já deve saber que, quando o
número é positivo, podemos escrever ou não o sinal (+); portanto,
podemos escrever a conta assim:
-28+37
= 9
Perceba
que você acabou de usar a segunda regra de sinais para adição e
subtração (mesmo sem ter percebido), que é a seguinte:
“Na
adição e subtração com sinais diferentes, subtraia e mantenha o
sinal do número de maior valor absoluto”.
Aí
você diz: “égua! Sou muito inteligente! Usei isso e acertei até
sem saber da regra!!!”
Seguinte,
não se empolga e presta atenção... vou explicar em outras
palavras.
Primeiro:
que coisa é essa de “valor absoluto”? é a distância do número
até o zero, numa reta numerada (se você precisou ler esse texto,
suponho que já saiba o que é uma); quanto maior a distância, maior
é o valor absoluto do número.
Sendo
assim, “-5” e “+5” tem o mesmo valor absoluto, e “-10”
tem um valor absoluto maior que “+8”.
Atenção!
Não confunda valor absoluto com valor relativo; a grosso modo, valor
absoluto é o número sem o sinal e valor relativo é o valor do
número com o sinal (como um valor em dinheiro, que pode ser ganho
“+” ou uma dívida “-“).
Portanto, a regra que você está acostumado a ver é:
“Na
adição ou subtração com sinais, subtraia e conserve o sinal do
‘maior’”.
E
estamos conversados?
Para
ampliar a ideia, vamos lembrar você de algumas coisinhas:
1ª)
números “iguais” que tem sinais diferentes são chamados opostos
ou simétricos (por exemplo, -3 e +3, pois um deles está a esquerda
e outro a direita do zero numa reta numerada, ambos a 3 unidades de
distância do zero).
2ª)
a soma de dois números simétricos (ou opostos) é sempre zero.
Tem
que decorar isso? Até que não.
Pense
no seguinte: encarando o sinal de menos como “ir para a esquerda”
e o sinal de mais como “ir para a direita”, olha só como a conta
seguinte pode ser entendida...
-3+3
= 0 (quer dizer, se estou em -3 e vou 3 casas para a direita, com
certeza vou parar sobre o zero).
+5-5
= 0 (quer dizer, se estou no +5 e me movo para a esquerda 5 casas,
com certeza vou parar sobre o zero).
Só
pra ter certeza que você entendeu, crie você mesmo algumas questões
e depois de resolver, confira com uma calculadora.
A
análise que nós traremos sobre a regra de sinais para a
multiplicação e divisão é uma homenagem a quem gosta de decorar
as coisas, pois ia ser preciso um balé muito grande de ideias pra
contar os porquês. Como o texto já está muito grande...
Lembre
que, A CADA DOIS NÚMEROS envolvidos em uma multiplicação (ou
divisão)...
* Se
os sinais de ambos forem IGUAIS, o resultado é SEMPRE POSITIVO.
* Se
os sinais de ambos forem DIFERENTES, o resultado é SEMPRE NEGATIVO.
ATENÇÃO!
Não vá misturar as regras de adição/subtração com as de
multiplicação/divisão, pois dá pra ver que elas são diferentes,
a começar pela redação delas.
Vamos
ver alguns exemplos, pra clarear as ideias:
-3.(-4).5.(-1).2
= -120
Perceba
que, num caso desses, o mais conveniente é você fazer logo a
multiplicação toda e só depois se preocupar com o sinal.
-
“Mas, e depois, como eu vou saber qual é o sinal do resultado?”
Muito
simples:
Conta
quantos sinais de menos tem na conta toda, se der uma quantidade par,
o resultado é positivo; se der uma quantidade ímpar (que é o nosso
caso no exemplo, pois há três sinais negativos) o resultado será negativo.
Qual
o motivo disso? A cada dois sinais iguais, você lembra que o
resultado é positivo, certo? Sendo assim, juntamos o -3 com o -4 e
temos +12; mas aí o -1 fica “bestando”, e é esse sinal negativo
que vai “negativar” toda a conta.
Outro
exemplo:
[-5.4.(-3)]
: [4.(-1).2] = -15/8
Como
aconteceu? Macaquices matemáticas à parte, sabemos que a conta de
cima vai dar positiva, e que a conta de baixo vai dar negativa; como
estaremos dividindo dois números de sinais diferentes, o resultado
vai ser negativo.
Não
entendeu como apareceu o 15 sobre o 8? Use sua calculadora, e depois
faça a simplificação.
Caso
ainda restem dúvidas, sugiro que você releia com muito carinho todo
o texto, criando e resolvendo seus própios exemplos.
Se
a dúvida persistir, comente que nós teremos muita alegria em lhe
ajudar.
Importante:
estudar sozinho é sempre bom, mas não esqueça de colaborar com a
paz de sua sala de aula, quando estiver no colégio, mesmo que já
tenha dominado o assunto; só por que você entendeu, não quer dizer
que os outros tenham entendido.
Abração
e sucesso! Aguardo seu comentário.
aaaaaaaaaaah confessa que você fez esse tópico pra mim, kkkkkkkkkkkk :)
ResponderExcluireita...abração, linda!
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