CONVERSA 25:
Questões referentes ao NÍVEL 1, do banco de questões OBMEP 2013.
Tentei manter aqui a ordem sugerida na compilação.
Material compilado pelo professor Ademar ("Tchê").
3) Cubos e cubos OBMEP
Bráulia cortou um cubo em muitos cubinhos de aresta 1 cm , através de cortes
paralelos às sua faces. Por exemplo, se este
cubo tivesse 4 cm
de lado, os cortes produziriam:
Entretanto, o comprimento da aresta deste cubo é desconhecido.
a) Após cortar o cubo, Bráulio contou os cubinhos de 1 cm de lado, os quais eram
512. Qual era o comprimento da aresta do cubo?
b)
Laura faz o mesmo com outro cubo, para o qual também é desconhecido o
comprimento da aresta. Após o corte, Laura conta 512 cubinhos que antes não
tinham nenhuma face em contanto com o exterior do cubo. Qual era o comprimento do cubo?
5) Pintando um cubo OBMEP
Mônica tem seis cores para pintar as faces de um cubo. De
quantas maneiras ela pode fazer isso se:
a) Se todas as faces têm a mesma cor?
b) Cinco face têm a mesma cor e uma face tem uma cor diferente das
restantes?
c) Todas as face têm cores diferentes?
Observação: lembre-se, por exemplo, de que as duas pinturas abaixo
são iguais, pois se girarmos uma delas de maneira apropriada, obteremos a
outra!
6) Formiga esperta OBMEP
Uma formiga esperta, que passeia sobre a superfície do cubo
abaixo, faz sempre o menor caminho possível entre dois pontos. O cubo tem
arestas de tamanho 1 cm .
Qual distância a formiga esperta percorrerá se ela for:
a) Do vértice A ao vértice B?
b) Do ponto M ao ponto N?
c)
Do vértice A ao vértice D?
23) Pirâmide de números OBMEP
Aline gosta de brincar com números naturais. Em uma de suas
brincadeiras, ela coloca um número natural em cada um dos blocos da pirâmide
ilustrada abaixo. Além disso os números são colocados de modo que o produto dos
números em dois blocos vizinhos do mesmo nível coincida com o número colocado
no bloco acima desses. Por exemplo, na figura abaixo, caso Aline coloque os
números a e b nos blocos vizinhos indicados então ela deverá colocar o
número a × b
naquele bloco que se localiza acima desses.
Encontre
uma maneira na qual Aline possa colocar os números de modo que os 5 números
colocados na base da pirâmide seja distintos e o número colocado no bloco do
topo seja o 140026320.
22) Triângulos pequenos e grandes OBMEP
Neste desenho, todos os triângulos são equiláteros.
Sendo
o perímetro do triângulo AKT igual a 108 cm , calcule o perímetro do triângulo DEC.
8) Três pontos colineares OBMEP
Nove ponto são desenhados em uma folha de papel, como mostrados na
seguinte figura:
a) De quantas maneiras é possível escolher três pontos colineares?
b) De quantas maneiras é possível escolher
quatro pontos de modo que três deles sejam colineares?
24) Cruzes sobre o tabuleiro OBMEP
Luana precisa colocar sobre um tabuleiro de 8 × 8 cruzes do formato desenhado a seguir:
De modo que duas cruzes não ocupem o mesmo quadrinho. Por exemplo:
No
máximo, quantas cruzes Luana pode colocar sobre o tabuleiro?
26) Divisão do terreno OBMEP
Dona Lígia tem um terreno em forma de quadrado. Ela decide
dividi-lo em cinco regiões, sendo quatro retângulos e um quadrado como
ilustrado na figura abaixo:
Na figura acima temos que:
* O quadrado do centro tem areia igual a 64 m² ;
* Os lados maiores dos quatro retângulos têm o mesmo comprimento;
* As cinco regiões têm o mesmo perímetro.
Determine
a área do terreno de Dona Lígia.
29) Ximena e o tabuleiro OBMEP
Ximena deve escolher sete números diferentes da lista 1, 2, 3, 4,
5, 6, 7, 8, 9 para serem colocados no tabuleiro da figura a seguir. Ela deve
colocar um numero em cada casa de modo que o produto dos números da Fila 1
coincida com o produto dos números na Fila 2 e que coincida também com o
produto dos três números colocados na única coluna do tabuleiro.
a) Quais são os números que Ximena deve escolher?
b)
Mostre a Ximena uma forma de conseguir seu objetivo.
30) Vamos construir escadas OBMEP
Utilizando-se quadradinhos de 1 cm de lado são construídos escadas conforme a
figura abaixo:
a) Calcule a área total e o perímetro da quinta escada construída.
b)
Precisamos de uma escada de 100
cm de perímetro. Qual escada devemos escolher?
21) O segundo quadrado OBMEP
Júlio recebeu um tabuleiro 10 × 10 e seis quadrados todos de
diferentes cores. Sabe-se que Júlio posicionou os seis quadrados sobre o
tabuleiro, um de cada vez, de forma que todas as casas do tabuleiro fosse3m
cobertas por, pelo menos , um quadrado.
Ao final, Júlio formou a seguinte figura:
a) Diga quais foram os dois últimos quadrados colocados por Júlio.
b) Diga qual é o tamanho do seguindo quadrado colocado por Julio.
c) É possível dizer o
tamanho do primeiro quadrado colocado por Júlio?
10) Diferença de áreas OBMEP
a) Na figura abaixo mostram-se dois quadrados sobrepostos. O maior
tem lado igual a 4, e o menor tem lado igual a 3. Quanto é a área da região
pintada de cinza menos a área da região pintada de preto?
b) Na figura abaixo estão desenhado seis quadrados, cujos lados,
da esquerda para a direita, são iguais a
6, 5, 4, 3, 2 e 1, respectivamente. Quanto é a área pintada de cinza
menos a área da região pintada de preto?
14) Vai dar galho OBMEP
9) Tabuleiros e dominós OBMEP
16) Relógio matemático OBMEP
25) Quantos rebotes? OBMEP
15) Vira vira robô OBMEP
17)
Desenhos bem desenhados OBMEP
20)
Aline pinta o cubo
OBMEP
7) Soma de felinos OBMEP
18)
Clarissa divide um hexágono OBMEP
12) Números especiais OBMEP
11) Faltam três OBMEP
Aureliano escreve uma lista contendo cinco números, sendo o primeiro
deles o 6 e o último deles o 8. O produto dos três primeiros números é 648, o
produto dos três centrais é 432, e o produto dos três últimos é 288. Qual
é a lista de Aureliano?
16) Número ímpar de divisores OBMEP
O número natural preferido por Vladas possui uma quantidade ímpar
de divisores. Mostre que esse número é um quadrado perfeito.
Sugestão: Note que se o número d é um divisor do
número n, então n/d também é divisor de n.
Por exemplo, 6 é divisor de 24. Logo, 24/6 = 4, que também é divisor de 24.
1) Água na medida certa OBMEP
Fábio
precisa obter exatamente quatro litros de água. Para isso ele usará apenas os
dois únicos baldes de água que tem em sua casa e uma torneira. Sabendo que um
dos baldes que Fábio tem em sua casa tem capacidade de três litros, e outro tem
capacidade de cinco litros, determine uma maneira com a qual Fábio pode
obter a quantidade de água de que necessita.
2) Laranjas e goiabas OBMEP
Numa quitanda há três caixas. Uma contém apenas laranjas, outra
contém apenas goiabas, e a terceira contém laranjas e goiabas. Ives, que
trabalha nesta quitanda, escreveu em uma caixa “Laranjas”, em outra “Goiabas” e
em outra “Laranjas e Goiabas”, de maneira que cada nome estivesse na caixa
errada. Pedindo a Ives que retire e mostre apenas uma fruta de apenas uma
caixa, é possível saber como reescrever todos os nomes nas caixas de maneira
correta. Explique como!
4) Qual a unidade?
OBMEP
Qual o
algarismo das unidades do número 31 + 32 + 33 +
34 + ... + 32013 ?
Lembre-se,
por exemplo, de que 32 = 3 x 3 = 9. E 33 = 3 x 3 x 3 =
27. Lembre-se, também, de que o algarismo das unidades de um número é o último
à direita dele. Por exemplo, o algarismo das unidades de 376564534539 é 9.
nossa... sou loca por matematica krislane
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