terça-feira, 18 de agosto de 2015

Algumas Considerações Sobre o Uso da Tecnologia na Escola

Algumas perguntas e respostas sobre o uso de tecnologias na escola. Refiro-me aqui a tecnologias como celulares, tablets, computadores e internet.

As perguntas foram apresentadas em um curso sobre tecnologias de informação e comunicação, referendado pela Secretaria de Educação do DF.
Já as respostas são minhas, a partir da reflexão proposta pela leitura de outros textos e da própria experiência.
Segue na íntegra a atividade:
Obtida de cidademarketing.com.br


Para refletir: 
Antes de prosseguir a leitura, pare um pouco, pense nas questões a seguir e registre por escrito suas respostas numa folha:
·       Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

O uso da tecnologia na escola se faz necessário pelo fato de que boa parte dos alunos já a conhece e a utiliza em seu cotidiano, embora, na maioria das vezes, não seja com fins de instrução escolar formal (pesquisas de assuntos educacionais, vídeo-aulas e etc; o maior uso é na área de entretenimento).

·       Você já apresentou esse questionamento aos colegas, pais ou mesmo aos estudantes?

Já.

·       Caso tenha feito, que respostas ouviu?

Que o acesso às redes sociais, caso houvesse conexão, impediria que os alunos se concentrassem na aula como ela havia sido planejada.

·       Teria por acaso ouvido que precisamos preparar os educandos para o mercado de trabalho?

Sim, embora tenha subentendido que isso seria papel de cursos profissionalizantes, e não da escola.

·       Você ficou satisfeito com essa resposta ou pensou em outros aspectos além desse?

Concordei parcialmente, pois de longe se percebe que as escolas são regidas pelos programas criados para os vestibulares, e não para preparar para o mercado de trabalho.

Por outro lado, não vejo como a escola (pública) pode acompanhar o uso da tecnologia como instrumento educacional, a menos que ela se aproprie de meios para utilizar os equipamentos trazidos pelos próprios alunos, ensinando-os a utilizá-los para coisas mais úteis e produtivas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário