CONVERSA 5
Escrito em 08 de julho de 2012,
prof. Osvanildo Alves
Tem dificuldade para resolver uma
equação de segundo grau? Não sabe como trabalhar com as equações incompletas?
Se confunde sobre quais fórmulas usar?
Nesta conversa, vamos lhe ensinar
a resolver equações de segundo grau completas e incompletas. E então? Vamos
conversar?
Em primeiro lugar, uma equação de
segundo grau é aquela em que aparece um expoente 2 na letra.
- Peraí! Por que você disse
“letra” ao invés de dizer só “x”?
Porque a letra realmente não é
importante; se aparece o expoente 2 na letra e se esse é o maior expoete que
aparece, a equação é de segundo grau.
Por exemplo, em Ciências (nono
ano) ou em Física (primeiro ano do Médio) você se depara com a função horária
da posição do movimento uniformemente variado, na qual o expoente 2 aparece
numa letra “t”, que é o tempo.
Podemos também dizer que a
equação de segundo grau é do tipo ax2 + bx + c = 0, onde, é claro, o
“a” não pode ser zero.
- E por que o “a” não pode ser
zero?
Se o “a” for zero, o termo em x2
vai sumir, e aí a equação deixa de ser de segundo grau.
- Mas eu só vi até agora equações
que tem números; o que essas letras (a, b, c) querem dizer?
Essas letras são chamadas
coeficientes, e assim como na equação de primeiro grau, elas representam
números, e são chamadas COEFICIENTES.
- Ah, tá! Lembrava não.
Pois bem, agora que lembrou,
vamos prosseguir.
Se a equação trouxer os três
coeficientes, ela é dita completa; caso falte algum deles (exceto o “a”, é
claro) ela é dita incompleta. Temos então as equações incompletas do tipo “a”,
do tipo “a, b” e do tipo “a, c”.
- Complicou!
Calma; vou dar um exemplo...
Veja as equações abaixo:
Completas: 3x2 + 2x –
5 = 0; 8 – 6x2 + 4x = 0; -2x – x2 – 3 = 0.
Veja que em cada uma delas
aparecem os três termos: um com x2, outro só com x e outro sem x;
estes são o “a”, o “b” e o “c”, respectivamente. Perceba também que a ordem em
que esses termos aparecem não é importante; o termo com x2 pode vir
no começo, no meio ou no fim; ele sempre será o “a”.
Incompletas do tipo “a”: -6x2
= 0; x2 = 0; 9x2 = 0.
Incompletas do tipo “a, b”: -3x –
4x2 = 0; 9x2 + x = 0; -x2 + 4x = 0.
Incompletas do tipo “a, c”: x2
+ 3 = 0; -5 – 4x2 = 0; -x2 + 8 = 0.
Me acompanhou até aqui?
- Acho que sim.
Então, vamos aprender como é que
resolve, quer dizer, como encontrar os valores de x.
- Como assim “valores”; vamos
encontrar mais de um?
Sim; como a equação é de segundo
grau, ela tem duas respostas; estas respostas são os valores de x, que chamamos
de RAÍZES (ou zeros) da equação.
Para resolver qualquer tipo de
equação de segundo grau, siga os seguintes passos:
Primeiro: identifique “a”, “b” e “c”.
Segundo: calcule o valor de Delta
(tenha calma; já vou dizer o que é isso).
Terceiro: use a fórmula de Bhaskara
[1] (também vou já lhe dizer como ela é; tenha calma).
- É bom que diga mesmo, pois tá
parecendo muito esquisito.
Vamos começar com um exemplo.
Resolvamos a equação x2
– x – 30 = 0
Primeiro passo: identificando os
coeficientes.
Como o x2 e o x estão
sozinhos, sabemos que o número que os acompanha é o 1; então temos que a = 1 e
b = -1 (cuidado pra não errar esse sinal). Temos ainda que c = -30, pois ele
está sem letra nenhuma.
Segundo passo: calcular o delta (o
símbolo é um triângulo; na verdade, é uma letra grega, maiúscula).
O delta é chamado DISCRIMINANTE
da equação, pois ele vai dar muitas informações sobre as raízes.
- Como assim?
Seguinte: se o delta der
positivo, quer dizer que teremos duas raízes diferentes; se o delta der zero,
então nós teremos duas raízes repetidas (ou iguais); se o delta der negativo,
então nós paramos a conta e dizemos que o resultado é o conjunto vazio.
- E como é que calcula esse tal
de delta?
Boa pergunta. Você usa essa
fórmula:
Fonte: 2a2010jmc.wordpress.com |
Onde o “b”, o “a” e o “c”
que aparecem são os coeficientes da equação de segundo grau.
Temos então que [delta] = (-1)2
– 4 . 1 . (-30) = 1 + 120 = 121.
Como o valor de delta que
encontramos é positivo, isso indica que teremos duas raízes diferentes como
nossas respostas.
Terceiro passo: utilizar a
fórmula de Bhaskara
Fonte: 2a2010jmc.wordpress.com |
Basta agora substituir os
coeficientes que conhecemos.
Assim, temos que x = (-(-1) +
11)/2.1 = (1 + 11)/2 = 12/2 = 6, que é a nossa primeira resposta; a segunda
resposta é obtida assim: x = (-(-1) – 11)/2.1 = (1 – 11)/2 = -10/2 = -5.
- Epa! De onde apareceu esse 11?
Esse 11 é a raiz quadrada de 121,
que é o nosso delta.
- Ah, bom...
Terminando a história, dizemos
que o conjunto solução da equação é S = {6, -5} ou S = {-5, 6}; aqui, a ordem
em que esses números são escritos não é importante.
Tome cuidado para não errar
nenhum dos sinais, e nem confundir a fórmula do delta com a fórmula de
Bhaskara, ok?
Vamos resolver uma em que o delta
dá um número negativo?
Por exemplo, a equação 2x2
+ 6x + 5= 0.
Sabemos que a = 2, b = 6 e c = 5;
calculando delta, encontramos [delta] = -4, que é um número negativo.
Nesse caso, não dá pra calcular a
raiz quadrada de delta, que aparece na fórmula de Bhaskara; sendo assim,
paramos a conta e dizemos somente que S = { }, ou seja, o conjunto solução é o
conjunto vazio.
Sejam equações completas ou incompletas,
os passos são sempre os mesmos:
a) Identifique
a, b e c
b) Calcule
o delta, e se ele for positivo ou nulo...
c) Use
a fórmula de Bhaskara para achar as raízes.
d) Escreva
o conjunto solução.
- Mas não tem nenhum macete pra
resolver as equações incompletas de um jeito mais rápido?
Na verdade, tem...
- Então conta!!
Seguinte:
Se for do tipo “a”, você já sabe
que a resposta vai ser sempre ZERO.
Se for do tipo “a, b”, uma
resposta é sempre ZERO, e a outra é dada por x = -b/a.
Se for do tipo “a, c”, basta dividir o oposto de "c" por "a" e tirar a raiz quadrada. A essa raiz, vc acrescenta os sinais de mais (+) e de menos (-).
E pronto!!
- Ajudou muito...
Calma, vamos ver exemplos, tá
bom?
Vamos resolver a equação 3x2
– 5x = 0, do tipo “a, b”, em que a = 3 e b = - 5.
Já sabemos que uma das raízes é
zero, e a outra é dada por x = - (-5)/3 = +5/3.
E nosso conjunto solução é S =
{0, 5/3}.
Ficou claro?
Vamos resolver a equação 5x2
– 20 = 0, do tipo “a, c”, em que a = 5 e c = -20.
Temos que o oposto de c é +20 e podemos fazer +20/5 = 4, cuja raiz quadrada é 2; portanto, nossas raízes serão +2 e -2.
Temos que o oposto de c é +20 e podemos fazer +20/5 = 4, cuja raiz quadrada é 2; portanto, nossas raízes serão +2 e -2.
E temos que nosso
conjunto solução é S = {-2, +2}; beleza?
E então? Conseguiu relembrar?
Agora é só pegar um livro e praticar, resolvendo muitas questões.
Na dúvida, entre em
contato.
Caso deseje copiar esse
conteúdo, favor citar o autor ou o blog.
[1] Parece não haver provas
históricas de que essa fórmula foi descoberta por Bhaskara, mas de algum modo
foi atribuída a ele a fórmula.
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