terça-feira, 19 de março de 2013

GRANDEZAS PROPORCIONAIS

CONVERSA 22

Podemos afirmar que duas grandezas são proporcionais sempre que a variação no valor de uma delas traz como consequência uma variação no valor da outra.

A variação na segunda grandeza pode ocorrer de modo direto ou de modo inverso.


Tomando como exemplo sua conta mensal de energia, no mês em que o consumo é maior você também paga uma taxa maior; se o consumo cai o valor da conta também cai.
Pra quem consegue entender aquele emaranhado de informações e taxas que as contas trazem, é possível até prever, com certa margem de acerto, quanto se pagará ao final do mês.
Se seu consumo dobrar, é bem possível que a conta a pagar também dobre; se seu consumo cair pela metade, é bem possível que a conta a pagar também caia pela metade.

Pelo menos, é o que todo mundo deseja que aconteça...

Sendo assim, quando o aumento de uma grandeza causa um aumento na outra; ou quando a diminuição de uma grandeza causa uma diminuição na outra, dizemos que as grandezas são DIRETAMENTE PROPORCIONAIS ou apenas PROPORCIONAIS.

Para lembrar, quando você analisar duas grandezas (geralmente quando estiver resolvendo uma regra de três), se perceber relações do tipo “AUMENTA-AUMENTA” ou “DIMINUI-DIMINUI”, você estará diante de grandezas diretamente proporcionais, ou GRANDEZAS DP.

Por outro lado, se o aumento de uma das grandezas causa uma diminuição na outra, ou a diminuição de uma das grandezas causa um aumento na outra, estaremos diante de grandezas INVERSAMENTE PROPORCIONAIS.

Isto quer dizer que ao analisar duas grandezas e perceber relações do tipo “AUMENTA-DIMINUI” ou “DIMINUI-AUMENTA”, você estará diante de grandezas inversamente proporcionais, ou GRANDEZAS IP.

Um exemplo clássico de grandezas IP é a relação entre velocidade e tempo.

Para uma certa distância a percorrer, quanto maior a sua velocidade, menor será o tempo gasto na viagem; por outro lado, quanto menor sua velocidade, maior será o tempo gasto na viagem.
Perceba aqui a relação “aumenta-diminui” (pois se aumenta a velocidade, diminui o tempo gasto) e também a relação “diminui-aumenta” (pois se diminuirmos a velocidade, o tempo gasto aumenta).

Como já foi dito, grandezas DP e IP são muito utilizadas na resolução de problemas que envolvem regras de três, sejam elas simples ou compostas.

Trataremos disso com mais calma na próxima conversa. Nos vemos. Abração e sucesso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário